segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O natal e o candomblé.



No dia 25 de dezembro é comemorado o Natal, mas originalmente a data foi retirada de uma festa pagã muito popular existente na Roma antiga, e que foi oficializada pelo imperador Aureliano em 274 d. C. 
A festa tinha a finalidade de homenagear o deus sol Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invicto) que é considerado a primeira divindade do império romano e para festejar o início do solstício de inverno. 

A Igreja católica tomou conta do mundo ocidental, não somente pelo poder da palavra, competindo com outras correntes religiosas, mas, principalmente pelo poder da espada e da opressão. Isso não tira o brilho de sua mensagem ou de sua importância para formar pessoas melhores, mas, apenas foi um caminho sujo que baniu religiões e obrigou as pessoas à adotarem. Sempre existiram muitas religiões, várias delas com mensagens igualmente boas. Mas o catolicismo corrompeu o processo natural da história e competiu deslealmente. 
Mas algumas tradições eram muitos fortes no povo e não adiantava a imposição para acabar com isso. Nesses casos a Igreja usava a estratégia do sincretismo. Assim nas datas especiais de outras religiões eram criadas datas e comemorações católicas que se realizavam concomitantemente com os festejos concorrentes, com o tempo (dezenas e centenas de anos) e com a imposição em paralelo do catolicismo, as pessoas acabavam esquecendo da razão original e se fixavam somente na comemoração católica.

Foi assim com o hallowenn, o dias de ação de graças, o natal, etc...

Dito isso, na minha visão não existe problemas que os candomblecistas incorporem o NATAL como uma festa de integração familiar e de fraternidade. Afinal existe muito mais no Natal de fraternidade do que de catolicismo


Para o Candomblé, a família é o núcleo mais importante. Tudo o que valoriza a família e exalta as relações familiares e fortalece os seus lações esta completamente alinhado com o Candomblé. 

Religião é uma coisa para se cultivar em família, com toda a família. O templo religioso, o espaço religioso e suas cerimônias é uma lugar para ser frequentado pela família toda, todos juntos. 


O Natal então é uma excelente oportunidade para as pessoas de uma religião que valoriza a família e a descendência comemore e exalte isso. O Candomblecista deve se integrar ao Natal como a sua celebração da família e da fraternidade.

O Candomblecista pode dessa maneira se integrar completamente ao período natalino, como uma oportunidade também sua, não deixando os seus seguidores perdidos entre a omissão e a adoção de ritos de outra religião. Deve se posicionar e ter apenas o cuidado de não se integrar aos católicos com a comemoração religiosa deles, que é apenas uma parte do Natal. Nada de Nascimento de Jesus, reis magos, etc..



Festas, presentes, amigos ocultos, jantares familiares são bem vindos, comemore seus amigos, Afinal Candomblé é família, amigos, respeito ao próximo, caridade e fraternidade.   

Essa é a minha visão sobre o Natal.
E a sua ? comente, deixe sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Jogar Obi.