domingo, 29 de novembro de 2015

Moforibalé

Moforibalé,

é o ato de ''bater cabeça'', ''colocar a cabeça no chão'',  não deve ser um “costume”, mas sim um ato de reverência diante dos Orixás, só prestamos moforibalé para quem confiamos e amamos, pois neste momento estamos nos doando por inteiro, simbolicamente, por meio de um gesto ritualístico.
Mas o que é moforibalé?
A muitos anos diversos rituais adotam o moforibalé como ato de respeito, adoração e devoção p
orém, existe uma diversidade muito grande dentro deste ato podemos encontra rituais variados a cada dia, inclusive o do moforibalé.

Entretanto o que vale é o coração, a intenção, é claro tirando alguns exageros que se tem visto por aí. Independente de verdades absolutas, etc. Vale compreender e respeitar a casa e babalorisá ou Yalorisá que você escolheu.

Prestamos o moforibalé aos orixás, Babalorisás e Yalorisá como sinal de reconhecimento, agradecimento, hierarquia e importância dentro dos rituais. Esta é a hora de pedir ao orixá 
que mantenha nossa mente aberta para o discernimento, para a sabedoria e para a paciência, que mantenha nosso espírito purificado e iluminado.

É um ato importante para quem está saudando e também para quem esta sendo saudado, por que neste momento o sacerdote pede aos orixás que abençoem ao filho e que lhe de proteção e forças
.

já quando se toma a benção é um procedimento de reconhecimento de Grau e de respeito a Hierarquia, pois o Pai (Mãe) Espiritual é a voz, é a força, é o representante e o intermediário dos Orixás aqui no plano material e ele é escolhido e preparado pelas próprias Forças para o sacerdócio.


Em dias “modernos” como os de hoje é difícil ver filhos pedindo benção a seus pais e mães de santo, talvez seja vergonha ou desleixo porem, uma coisa é certa, prestar moforibalé é algo extremamente simbólico e agregador de sentido para nossa religião e nossas vidas, que cada um de nós tenha orgulho deste ato e de pedir a benção para seus sacerdotes e sacerdotisas.
Mesmo que muitos sacerdotes e sacerdotisas que não explicam isso para seus filhos, devem procurar explicação e tem que ter a curiosidade para perguntar, ou seja, o porquê que eu faço isso ou aquilo? Qual seu significado?

tem algo a acrescentar? duvidas? participe, deixe seu comentário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Jogar Obi.